top of page
Buscar

As duras lições de minha primeira competição (Leonel Mota Ribas)

Voei para Chicago com o grande objetivo de já conseguir o título de CMS (Candidate Master of Sports) em minha primeira competição.


A tarefa parecia fácil, pois já havia ultrapassado o número em várias ocasiões durante o treinamento.


Precisava de pouco mais de 105 repetições em 5 minutos de Snatch com 24 kg, já treinava há mais de 1 ano, por minha conta.


3, 2, 1, START! Começo a série forte, o primeiro minuto foi fácil, 22 RPM (repetições por minuto), continuo num ritmo rápido, mas fecho o segundo minuto um pouco mais lento.


Entro no terceiro minuto e de repente, meu antebraço enrijece como uma pedra e faço somente algumas repetições, não acreditava que teria que trocar de mão antes da metade da prova, mas assim o fiz.


Com a esquerda, não consigo chegar ao tempo final e muito menos na almejada marca. O contador marcava decepcionantes 87 repetições!



O IKFF Chicago Kettlebell Classic ocorreu do dia 07 de junho de 2014 no Hotel Hyatt Regency, nos arredores de Chicago e foi muito bem organizado por Rock Cox.


O evento, apesar de eu não saber, contava com várias estrelas do Kettlebell Sport americano como: Mike Salazar, Jerry Gray (72 anos), John Lesko (o melhor Snatch das Américas até hoje), Dave Randolph (autor de vários livros), Kimberly Fox (futura recordista mundial), Bea Rodriguez, Victor Culiuc, Mike Salemi, entre outros.


Cartão com os flights da competição



As marcas eram impressionantes, as cargas pareciam leves nas mãos dos competidores.


Não pude acreditar quando John Lesko fez 200 pontos no Biathlon com 28kg (100 reps no Jerk e 200 reps no Snatch), aquilo era surreal.


Como que atletas, visivelmente mais “fora de forma”, podiam ser muito melhores do que eu?


Ainda competi no Jerk, com resultado igualmente medíocre e no divertido revezamento entre homens e mulheres ao final do evento.


Além do campeonato, fui aos EUA para fazer a certificação da IKFF, o CKT-2, mas o curso foi cancelado. Por causa disso, conheci Ken Blackburn e, a partir dai, começamos uma parceria que dura até hoje.



Área de aquecimento, Kimberly Fox em primeiro plano


No início de 2013, quando comecei, não sabia nada sobre o esporte, adquiri alguns pares de Kettlebells Iron Cast de uma empresa nacional, as alças eram disformes e muito ásperas, as peças pareciam bigornas.


O meu objetivo, desde o começo, eram 100 repetições de Snatch com 24 kg em 5 minutos, minha ideia era fazer a certificação do Pavel Tsatsouline e essa marca era um dos pré-requisitos.


Numa primeira tentativa, minha mão rasgou feio. Fui para os Estados Unidos e trouxe um Kettlebell Iron Cast RKC e continuei os treinos, atingindo a meta logo em seguida. Quando competi em Chicago, os Kettlebells eram de competição (Pro Grade), bem diferentes dos que eu estava acostumado a treinar, isso fez com que minha pegada falhasse rápido, pois o design era outro e a inserção ficou prejudicada.


Seria a mesma coisa que eu jogador de basquete treinar com uma bola e competir com outra com a mesma massa, porém com um tamanho diferente, ele dificilmente acertaria a cesta.


Portanto, treine com Kettlebells de competição (Pro Grade) e de preferência, da mesma marca do campeonato alvo.


Kettlebells usados em treinamento



“Treino é treino, jogo é jogo”.


Comecei a perceber que nem sempre suas marcas em treino serão repetidas em campeonatos, principalmente no Snatch.


O motivo é simples, tensão.


No treinamento você está mais relaxado, com isso sua pegada não falha precocemente. Ao contrário, em competição, instintivamente você aperta mais a alça, terminando a série antes do previsto.


Portanto, treine como se fosse uma competição e compita como se fosse um treino.


“Comece rápido e acabe rápido”. Ouvi muito esta frase após o término de minha frustrante série.


A importância de seu “pace” durante a prova, você tem que saber o seu ritmo antes do início da prova.


Para os corredores, seria o mesmo que um maratonista com o objetivo de concluir a prova em 3 horas e 30 minutos (5min/Km), passar a meia maratona em 1 hora e 35 minutos (4:30min/Km), ele conhecerá o famoso “muro” na segunda metade da prova, com certeza.


Tenha em mente o seu ritmo antes de começar sua série.




Você pode ser o melhor do seu aquário, mas quando sair em mar aberto, as coisas serão bem diferentes.


O Kettlebell Sport é uma modalidade muito técnica e, nem sempre o mais forte e o mais resistente será o melhor.


Isto ficou óbvio para mim, nesta competição, estava bem preparado fisicamente, mas não tecnicamente.


Fiquei surpreso com o resultado dos atletas, mesmo aparentando uma preparação física inferior à minha.


Por exemplo, já vi vários atletas de Crossfit, verdadeiras máquinas, fazendo resultados bem abaixo da média em competição, justamente por não treinarem especificamente para o esporte.


No Kettlebell Sport, nem sempre sua colocação na competição irá refletir a sua qualidade como atleta. Em Chicago, apesar de minha marca, obtive o primeiro lugar, mas isso não me deixou satisfeito.


Em competições, geralmente há mais categorias do que atletas. Uma forma mais plausível de medir o seu status como atleta é comparar suas marcas com as tabelas de ranking das diversas federações existentes.


Tenha um técnico.


Percebi que a maioria dos atletas era treinada por alguém. Com a metodologia correta e refinamento da técnica, sua evolução será muito mais rápida com a ajuda de um profissional do esporte.


Após a competição, comecei a trabalhar com Ken Blackburn e meus resultados melhoraram muito. Aqui no Brasil, existem vários técnicos competentes, portanto contrate um e veja seus números subirem.


A experiência foi muito válida, realmente abriu meus olhos para o esporte e espero que estas pequenas dicas ajudem os futuros atletas a não cometerem os mesmo erros que acorreram em minha primeira competição.


Ainda em 2014, voltei para os EUA para mais um campeonato e lá estavam Denisov, Rudnev e Cia. O oceano era ainda maior do que eu imaginava, principalmente na Rússia.




Leonel Mota Ribas, CSCS (CREF: 15148-G-SP), 48 anos, é Master of Sport em Kettlebell Sport e tem como melhores marcas em provas de 10 minutos:


Biathlon 24 kg: 230,5 pontos

Biathlon 28 kg: 185 pontos


Snatch 32 kg: 137 reps

Snatch 28 kg: 202 reps (em treino)


Long Cycle 24 kg: 101 reps (em treino)


Instagram: @motaribas

 
 
 

Comentários


©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com

bottom of page