Aprenda a fazer CHALK no seu kettlebell
- Prof MS Claudio Novelli
- 23 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2020
#kettlebell #kettlebellsport #girevoysport #magnésio #4climb #chalk #grip #endurance #atrito #maisrepetições #desempenho #resultado #performance #wksf #wksfbrasil #kgb #kgbteam #dicasdekettlebell #chaleirapracima

Aaaahhhh, o Magnésio! Sonho de todo chaleirento (amante da chaleira, como chamamos o kettlebell aqui na KGB).
O “chalk” – aplicação de magnésio na alça do kettlebell – é uma prática bastante comum no kettlebell sport. Alguns dizem até indispensável.
Do inglês, “chalk” pode ser traduzido como “giz”. Talvez uma boa tradução para “fazer o chalk” seja “deixar algo tão branco como um giz”.
E é bem essa a imagem que vem à mente quando se faz uma boa aplicação do magnésio.
A função do chalk é absorver qualquer gota de suor, garantindo o máximo atrito entre a mão do atleta e o kettlebell.
Maior atrito, menos deslizamento entre a peça e a mão, preservando a pele.
Maior atrito, menor necessidade de fazer força para segurar a peça, retardando a fadiga da musculatura flexora de dedos e punho no antebraço (fuga do efeito “pump”).
Maior atrito, mais segurança e mais repetições para o atleta.
Pode-se utilizar o magnésio não somente nas mãos e nas alças do kettlebell, mas em qualquer parte do corpo, como antebraços, braços, pontos de apoio dos braços contra o tronco, no próprio tronco, camiseta, bermuda de competição etc.
Um truque para reter suor, no caso de atletas que são grandes suadores, é passar desodorante antiperspirante do ombro até a mão e depois aplicar o magnésio no braço inteiro.
As quantidades de suor no kettlebell sport são absurdas, chegando a ser utilizadas como critério de desempate oficial.
Como curiosidade, veja a regra da World Kettlebell Sport Federation (WKSF) para desempate:
- 1º: vence atleta com menor peso na categoria na pesagem inicial.
- 2º: em caso de pesos iniciais iguais, vence o atleta com menor peso na pesagem após a prova.
- 3º: persistindo o empate, vence o atleta que ganhar no lançamento de moeda ao alto, vulgo “cara ou coroa”.
O carbonato de magnésio é o único material permitido pelas grandes federações internacionais de kettlebell sport (IGSF, WKSF, IKMF, IUKL) para aumentar a aderência da mão do atleta com o peso. Cola, breu, luvas ou qualquer outro material é terminantemente proibido.
O magnésio pode ser encontrado em diversos formatos para venda. Líquido, em blocos ou em pó, que é o mais comum.
A granulação do pó pode variar, alterando a sensação do toque na manipulação, uma vez que haverá maior ou menor atrito. Alguns atletas preferirão grânulos menores, um pó mais fino. Outros, o pó de magnésio com granulação maior.

O bloco de magnésio nada mais é do que o pó material compactado. As prensas industriais exercem uma pressão de até 300 toneladas sobre o pó, comprimindo-o.
Esse mesmo processo é usado na indústria farmacêutica, da qual vez ou outra em nossas vidas adquirimos alguns “comprimidos”.
Já o magnésio líquido é uma mistura do pó com um solvente miscível e volátil. O mais comum é álcool, do mesmo tipo que se usa para limpeza doméstica.
A vantagem do magnésio líquido para aplicação nas mãos está na queda para zero do desperdício de material. Só que você vai imediatamente se dar conta de qualquer micro corte ou fissura da sua pele. O álcool vai te ajudar com isso.

Vale a pena lembrar que no caso de viagens de avião, há um limite máximo de volume a ser transportado. Evite ter que deixar seu magnésio no cesto de itens retidos ao lado da máquina de raio-x. Já vi isso acontecer.
Mas é hora de colocarmos a mão na massa, literalmente! Bora aplicar o magnésio no nosso kettlebell :)
Há mais do que uma forma de se aplicar magnésio no ferro. Alguns tipos de alças de kettlebell aceitarão melhor o magnésio a seco. Outras, precisarão de um pouco de água umedecendo-as. Outras, precisarão ser lixadas antes de qualquer aplicação. Também dá para aplicar direito uma camada nova sobre uma antiga.
Para saber qual é a melhor, faça o que é mais simples: teste!
No vídeo abaixo, mostro uma das formas de aplicar magnésio no kettlebell.
Dá uma conferida. Vale a pena.
Espero que tenha sido útil :)
Comente, critique, pergunte, compartilhe.
Grande abraço!
Prof. Claudio Novelli
CREF 35.946-G/SP
Comments