top of page
Buscar

Ferrugem, tétano, magnésio e Kettlebell Sport. By Christian Thier


Por Christian Thier, vice campeão mundial de Two-Arm Long Cycle Profissional (TALC 32kg) em Lutraki, Grécia, 2017.



Vejo constantemente perguntas em postagens sobre a relação do tétano com a ferrugem dos kettlebells.


Como a alça dos Kettlebells Pro Grade não recebem tinta na alça para poder ter maior aderência, pode-se ter esse cenário: kettlebells com alças bastante oxidadas na hora do uso (ainda mais se você deixar sua chaleira um bom tempo encostada).


Kettlebell com oxidação pode ser uma fonte de contaminação de tétano caso não receba o chalk e tratamento adequado para manutenção.
Kettlebell sem uso e manutenção descuidada. Como não há tinta na alça, oxida. Por essa peça da foto não ter tinta alguma, oxidou inteiro.

Já pesquisei sobre isso em outras oportunidades no sentido de saber a função do carbonato de magnésio como antisséptico e antibiótico.


O magnésio em suas diferentes formas participa de mais de 300 reações bioquímicas no nosso organismo, sendo um mineral essencial para o nosso corpo em todas as suas formas e composições.


O carbonato de magnésio tem grandes efeitos antibióticos e antissépticos no organismo.


Em 1915 Pierre Delbet, médico cirurgião francês, foi à procura de uma solução para limpar feridas dos soldados, pois descobriu que os antissépticos tradicionalmente utilizados nos tecidos danificados por vezes incentivavam as infecções ao invés de as prevenir.


Em todos os seus testes a solução obtida através da aplicação do magnésio foi, de longe, a melhor.


Não somente ele era inofensivo para os tecidos, mas também aumentava enormemente a atividade dos leucócitos e a fagocitose, a destruição de micróbios. (Consta no seu livro: A Política Preventiva do Câncer - Pierre Delbet)


Mais tarde o professor Delbet também realizou experimentos com aplicações internas de cloreto de magnésio e descobriu ser um poderoso imunoestimulante. Em suas experiências a fagocitose aumentou em até 333%.


Isto significa que após ingestão de magnésio, o mesmo número de glóbulos brancos destruía até três vezes mais micróbios do que antes.


O carbonato de magnésio também é aproveitado como um aditivo alimentar. Esse composto ajuda a regular a acidez e a manter as cores de alguns alimentos, além de conservá-los.


Os alimentos que geralmente contêm esse aditivo são o sal, açúcar, leite em pó, frutas e vegetais processados, produtos lácteos, carne e marisco processados, molhos, sopas, condimentos, pães, doces, bebidas alcoólicas, bebidas energéticas, bebidas esportivas e cereais.


Curiosidade: O carbonato de magnésio também é usado como fonte de ácido carbônico na fabricação de bebidas gaseificadas como refrigerantes.


Além, é claro, de ser utilizado por nós e outros praticantes de atividades físicas para aumentar o atrito ou grip com os implementos de treino (barras, argolas, clubs etc).


Veja neste vídeo que mesmo após serem lixadas levemente, se houver ainda tinta nas alças do kettlebell, o magnésio não adere de forma adequada para a prática do esporte (Leia nosso post sobre Chalk - Aplicação de Magnésio no Kettlebell Sport).




Com isso, o efeito antisséptico e antibiótico do carbonato de magnésio esteriliza as feridas e machucados provocados no treino por quem o utiliza.


Talvez por isso o tétano em questão não chegue a ser um problema ou qualquer outro tipo de infecção em nossas mãos 😉


Para saber mais sobre reações da pele ao uso do magnésio e à incidência de forças mecânicas que geram adaptações para prevenir lesões como profilaxia no esporte, pesquisa sobre uma ciência considerada ilustríssima desconhecida: tribologia.


Espero que tenha contribuído :)


Profissional de Educação Física, Atleta Profissional e Coach de Kettlebell Sport Christian Thier. CREF 9675-G/RS


Christian Thier.


CREF 9675-G/RS

-Kettlebell Força Brasil Founder.

-WKSF Brasil Representer.

-WKSF South America Coordinator.

-IKMF Brasil Representer .

-UKC Brasil Founder.

-UKC Sport Coach.

-Vice Campeão Mundial Profissional de Kettlebell Sport.

-Certificação Internacional em Kettlebell Sport nivel 2 pela Portugal Kettlebell Club.

-Certificação Internacional em arbitragem em Kettlebell Sport pela PKC.

-Lab of Champions level 1.

-IKFF level 2.

-Mais de 50 cursos de Kettlebell ministrados.

-Especialização em Personal Trainer.

-Graduação em Educação Fisica - Unisc.


 
 
 

Yorumlar


©2018 by KGB KETTLEBELL GIREVOY BRASIL. Proudly created with Wix.com

bottom of page